domingo, 29 de dezembro de 2013

OS PASSOS DA SALVAÇÃO

  Os passos que devem ser dados pelos que almejam se salvar, são:

I.  OS CINCO PASSOS QUE NOS CONDUZEM À SALVAÇÃO

1.1.  Reconhecer que  é  Pecador. A Bíblia diz que “não há homem que não peque” (II Cr. 6:36). Este reconhecimento não nos pode salvar, mas é um passo que não pode deixar de ser dado por aquele que quer ser salvo.

1.2. Reconhecer que Deus é Justo. A justiça de Deus vai além do que pensamos e falamos, e às vezes entra em choque com os nossos pontos de vista.

1.3. Reconhecer que Está Condenado. Sim, contrário ao que muitos pensam, a justiça divina não condenou apenas os grandes pecadores como: Os estupradores, os latrocidas, os caluniadores, os adúlteros, os homossexuais, os invejosos, os ateus, os idólatras, os necromantes, os prostitutos, os feiticeiros etc. Não!!! Deus condenou todos ao Inferno. Disse Jesus: “Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis...” (Lc. 13:5). Disse o apóstolo Paulo: “... todos pecaram e estão privados da glória de Deus. . .” (Rm.3:23). Isto evidencia que a justiça divina vai além do que cogitamos e não raramente diverge dos nossos padrões.

1.4. Reconhecer que a Morte de Jesus foi Substitutiva. Muitos pensam que a razão pela qual Jesus morreu é a seguinte: “Para o homem se salvar, basta-lhe ser bondoso, e Jesus teria vindo ensinar isso. E o fez, não só com palavras, mas, sobretudo, com atos, não pagando na mesma moeda, o mal que lhe fizeram”. Nada, porém, está mais longe da verdade. O quadro que nos é apresentado pela Bíblia é diametralmente oposto. À luz da Bíblia, a razão pela qual Jesus morreu é: O homem é pecador e Deus é justo e, por estas razões, ficamos tão perdidos, que tudo quanto fizéssemos para sairmos da perdição, não produziria o efeito desejado. Inútil seria arrependermos dos nossos pecados, pedir perdão, chorar. . .  Porque na opinião de Deus, perdoar a culpa é tão errado quanto punir o inocente. Deus vê que o pecado é uma dívida que tem que ser paga. E por não termos com que pagá-la, fomos condenados à perdição eterna. Então Jesus desceu do Céu para cumprir a pena em nosso lugar. É por isso que Jesus é o Salvador. Ele não salva com Suas Palavras, nem com Seus brilhantes exemplos, mas sim, com o seu sacrifício substitutivo.  Logo, para que servem as Suas Palavras? Servem para nos informar isso, bem como para educar àqueles que, por crerem nisso, tornarem-se cristãos. Assim está claro que Deus não perdoou a nossa dívida, e sim, que Jesus pagou-a por nós, se arrependidos crermos nesta verdade. O leitor talvez queira formular a seguinte pergunta: “Porque diz então a Bíblia que Deus perdoa?” A resposta a esta pergunta é que com este termo simples e de fácil compreensão, a Bíblia está dizendo que Deus nos livra da condenação, se nos valermos do sacrifício de Jesus.
     Como o leitor sabe, substitutivo não é o mesmo que substituível. Portanto, quando afirmo que o sacrifício de Jesus foi um ato substitutivo, quero dizer que Ele nos substituiu na morte e no sofrimento, sofrendo a pena em nosso lugar; e que, por conseguinte, o Seu sacrifício nos quita para com Deus, se arrependidos cremos. É por isso que nós, os verdadeiros cristãos, não cremos em purgatório, nem em reencarnação, pois não temos dívida a pagar. Jesus já pagou-a  por  nós (Is.53:4 –12; 2 Pe.2:24; Lc.23:43).

1.5. Reconhecer Jesus Como Salvador Pessoal. Já afirmei que se Jesus não morresse por nós, não seríamos salvos por mais que implorássemos o perdão. Isto significa que não adiantaria arrependermos, se Jesus não morresse por nós. E uma verdade do mesmo tamanho desta é que de nada nos adiantará Jesus ter morrido por nós, se não nos convertermos. É o sacrifício de Jesus, mais a nossa fé nesse sacrifício, que mudam a nossa sorte.

II. O ÚNICO PASSO QUE NOS MANTÉM NA SALVAÇÃO.
      A Bíblia afirma que a salvação é um dom, isto é, presente, que Deus nos dá pela graça, por meio da fé, sem o auxílio das nossas obras (Ef 2.9-8). E deixa claro que a verdadeira fé é viva e produz em nós real salvação; a qual, por sua vez, produz em nós obras que de fato agradam a Deus. Logo, os que tentam se salvar pelas obras estão pondo o carro adiante dos bois. E os que tentam se salvar pela fé mais obras, estão pondo o carro ao lado dos bois. O certo, porém, é deixarmos o “boi” da fé puxar o “carro” da salvação, em cujo interior devemos adicionar cada vez mais, as boas obras. Isto porque não somos salvos pelas obras, mas somos salvos para as obras (Ef. 2:10). Do exposto se vê que as obras e a fé são importantes, mas temos que pô-las nos seus devidos lugares. Do contrário, não seremos salvos. A fé no sangue de Jesus vale a quitação da nossa dívida e a conseqüente salvação, a qual é um dom; e as boas ações que daí nascerem serão galardoadas, isto é, recompensadas. Sobre estes galardões (ou recompensas), só entenderemos quando chegarmos lá. Por enquanto fica claro apenas que galardão e salvação são coisas diferentes. A Bíblia fala de pessoas que terão salvação, mas não terão galardão (1Co. 3:10-15).
       O passo que nos mantém na salvação é a compreensão de que se Jesus já nos salvou, então mais nada precisa ser feito para sermos salvos. Jesus não precisava, não precisa e nem precisará da nossa ajudinha. O cristão é como uma árvore que foi ressuscitada. Se realmente fomos ressuscitados, temos seiva, folhas verdes, flores e frutos. Por outro lado, se continuamos secos, fica provado que ainda não fomos ressuscitados, isto é, não somos verdadeiros cristãos, ainda que o tenhamos sido no passado. Em outras palavras: As obras não salvam, mas fluem de nós normalmente, quando de fato somos salvos.

III. PASSOS SUBSEQÜENTES À SALVAÇÃO
       Ao darmos o quinto passo, nos tornamos salvos. Ao darmos o sexto passo, nos mantemos salvos. Mas há obras que devemos fazer por sermos salvos, isto é, 100% perdoados? Isto é importantíssimo, visto que embora seja verdade que aquele que estava enfermo e já recuperou a saúde, verdadeiramente mais nada necessita fazer para ser curado, certamente o tal muito precisa fazer por ter sido curado. Quem é curado levanta do leito, anda, trabalha, fala, come com as próprias mãos, etc. Veja, pois, a seguir, algumas das coisas que você deve fazer por ser salvo, se é que você deu os cinco passos que conduzem à salvação, bem como o passo que nos mantém na salvação. São os seguintes:

3.1. Comungar Com Seus Irmãos na Fé. Muitas pessoas já fizeram o que você acaba de fazer, e já se organizaram. Você é convidado a se unir a um desses grupos, porque lá você encontrará pessoas mais experientes que muito poderão ajudá-lo (Hb.10:25). Estes grupos são conhecidos pelos nomes de evangélicos ou crentes.

3.2. Ser Batizado (Mc.16:16). Jesus mandou pregar o Evangelho e batizar os que crêem. Seja você também um seguidor de Cristo neste particular.

3.3. Praticar a Doutrina dos Apóstolos. Estas doutrinas estão registradas na Bíblia. Uma delas é que não devemos adorá-los (At.10: 25-26; 14:11-18).

3.4. Cear. A Ceia do Senhor é uma ordenança de Cristo e é constituída de pão e vinho, os quais simbolizam, respectivamente, o corpo e o sangue  do Senhor (1 Co.11:17-34). Todo cristão deve participar deste banquete espiritual, comendo do pão e bebendo do vinho (1Co.11: 28).

3.5. Orar. Por ser Jesus o único Mediador entre Deus e os homens (1 Tm. 2:5),  Ele  nos ensinou a orar direto a Deus (Mt 6. 9-13), em Seu  nome (Jo 14: 13-14). Os “intermediários” existem por invencionice dos homens. Portanto, doravante não peça mais nada aos chamados santos. Isso é idolatria. Ore só como a Bíblia ensina. Por favor, ore por mim.

3.6.Testemunhar. Conte a todo mundo a sua nova experiência com Cristo (Mc.5:20), etc.

Conclusão. Talvez não tenhamos a felicidade de nos conhecermos aqui na Terra, mas se permanecermos neste caminho até o fim, nós nos encontraremos no lá Céu. Até lá, na Paz do Senhor Jesus Cristo.
                                                                    
                                                                     Pastor Joel Santana
Saiba mais: www.pastorjoel.com.br

Caixa Postal: 10.061
Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ. CEP: 23.051-970
prjoel@pastorjoel.com.br
Para saber mais, acesse este SITE: www.pastorjoel.com.br

A distribuição gratuita deste panfleto é mantida por colaboradores voluntários. Quer participar deste ministério? Banco Itaú, ag. 0204, 39645-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário