domingo, 29 de dezembro de 2013

DEBATE COM O ADVENTISTA A. GUIMARÃES

INTRODUÇÃO.
Um senhor (ou senhora?) que se diz adventista, que se identificou com o nome de A. Guimarães, elaborou uma crítica ao meu livro “Igreja” adventista: que seita é essa? (disponível no presente site: www.pastorjoel.com.br), e o remeteu a mim por e-mail. Os disparates são tantos, que relutei em decidir por refutá-los. São infantilidades que por si mesmas se expõem ao ridículo, não havendo, pois, a necessidade de que alguém se dê ao trabalho de fazê-lo. Ademais, estou muito ocupado para me envolver num debate de tão baixo nível. Contudo, criei coragem e redigi uma consideração à referida crítica ao meu mencionado livro. Para tanto, me vali do próprio texto de A. Guimarães, intercalando minhas tréplicas às suas réplicas.
Segundo Guimarães, o texto que me foi enviado é extrato de um debate online, que ele travara com um evangélico, que ele chamou de JF.

Para facilitar a compreensão, minhas palavras estão escritas em azul. Já o texto do sobredito oponente, está em preto, ou em vermelho.
Para não fazer propaganda de um site tão pernicioso, e assim me achar a serviço de Satanás, deletei o endereço do site, onde, segundo A. Guimarães, se encontra uma exposição daquilo que ele considera ser a verdadeira doutrina cristã.
Abaixo, pois, a polêmica já aludida:


  Caro amigo
  
         Por uma questão de transparência estou lhe remetendo o comentário que fiz diante da exposição de certo debatedor de seu livro sobre o adventismo, indicando as muitas distorções que dele constam. E como há o endereço indicado, convido-o a examinar o tópico "Diálogo de Um Adventista Com Membros de Outra Igreja Evangélica" na esperança de que deixe de lado o tremendo 
preconceito que domina a sua mente e corrija as falsas concepções que tem sobre o adventismo do sétimo dia e deixe de transmitir a seus alunos e ouvintes essas distorções lamentáveis.
  
  Abraços
  
  A. Guimarães
  (Brother A)
 

  UM IMPORTANTE ADENDO DIANTE DE DISTORÇÕES E DESINFORMAÇÕES OFERECIDAS AQUI NESTA SEÇÃO


  Caros amigos
 
       JF apresenta um tópico de ataques à Igreja Adventista com base num 
tal Pastor Joel Santana, que se apresenta como grande especialista em Religiões Comparadas mas que só revela profunda deficiência de conhecer o que tem sido o pensamento clássico, histórico e oficial das Igrejas Protestantes sobre o tema da lei e do dia de repouso.
       Para verem a confusão e contradição de JF, ele até apresentou trechos de outro autor evangélico, Rev. Nicodemus Lopes, que exalta as Confissões de Fé do protestantismo como definidoras claras e necessárias de doutrinas, citando a Confissão de Fé de Westminster como exemplo.
       Pois bem, tanto a CFW como outras confissões de fé ensinam O MESMO que os adventistas, no que contrariam o que Joel Santana afirma sobre o tema da lei e do dia de repouso. Tais confissões claramente definem que os 10 Mandamentos prosseguem sendo a norma de conduta cristã, existe a "divisão" das leis (moral, cerimonial, civil, penal), e o sábado é princípio originário da criação do mundo, tendo, portanto, caráter universal. Ainda que o reinterpretem para aplicá-lo agora ao domingo, o importante é que não têm essa confusa e contraditória visão desse ridículo material que JF tanto exalta,o que mostra que ele próprio é mais confuso ainda.
       Uma prova da confusão total desse tal "erudito" é que nem sabe sobre o tema de Miguel e Cristo, que o que os adventistas ensinam, a) não nega a divindade de Cristo; b) está em harmonia com o que grandes comentaristas bíblicos, como Adam Clarke, John Gill e João Calvino também ensinaram.
E daí? Devo crer nessa balela, só porque Calvino também a pregou? Calvino matava os hereges; vamos matá-los também?
Eu afirmei no meu sobredito livro, que os adventistas dizem com um canto da boca que Jesus é Deus (com o que concordamos), mas que, com o outro canto da mesma boca, sustentam que Ele é Miguel, o que é incoerência. Já que a Bíblia é clara em dizer que Miguel não é Deus (queira ver o capítulo IX do meu livro).
Se JF, bondosamente me chamou de erudito, agradeço-lhe por essa honrosa deferência à minha pessoa, bem como observo que não me considero como tal, mas apenas um simples trabalhador da Vinha do Senhor. Aos 19 anos de idade dediquei minha vida a Deus, à Igreja e à evangelização dos perdidos. Não exijo aplausos e títulos honoríficos; basta-me a graça do Senhor Jesus, a quem amo de todo o meu coração.

         Este é só um exemplo da pobreza da pesquisa do tal, que ainda desonestamente cita os ensinos adventistas sem JAMAIS citar o documento confessional oficial da IASD, que é o "Nisto Cremos".
Esta declaração prova que você não me leu, visto que, doutro modo saberia que eu cito o Nisto Cremos no capítulo sete do meu livro. Além disso, citei diversas obras tão oficiais quanto o livro Nisto Cremos. Ou as obras de Ellen White, a Revista Adventista, etc., não são oficiais? Citei muito um dos principais expoentes do adventismo, a saber, Alejandro Bullón, que prefaciou com sobejos elogios o pernicioso livro Assim Diz o Senhor, o qual afirma que todas as igrejas evangélicas são falsas, e que os que não se abstêm de café, prezunto, camarão, lagosta... estão indo para o Inferno.

       Além de ignorar a tremenda pesquisa histórica do Dr. Samuele Bacchiocchi, reconhecida internacional e interconfessionalmente por grandes eruditos, que revela as verdadeiras origens pagãs da tradição católica do domingo.
Ora, qual é a asneira que não tenha lá seus admiradores em todas as denominações, bem como em todo o mundo?  Entre os evangélicos há pessoas capazes para tudo, tudo, tudo. Volta e meia ouvimos falar de "pastores" evangélicos que trocam o Evangelho pelas falácias dos testemunhas-de-jeová, dos mórmons, do Espiritismo, do Adventismo e outras aberrações.

       Não deixem de considerar, além do texto acima de nosso hipotético "diálogo" entre um adventista e membros de outras Igrejas evangélicas, os vários tópicos, tanto na seção "Teologia", quanto "Defesa da Fé" (e outros mais, como os que traram de Escatologia) como esse tal analista do adventismo distorce os fatos, desconhecendo o próprio pensamento histórico da comunidade protestante.
       E parece que ele é assembleiano, por sua preferência em citar materiais da CPAD. Coitado, desconhe até que a própria CPAD publicou vários livros CONFIRMANDO o pensamento adventista sobre os pontos acima indicados.
A CPAD não fez isso; e, se o tivesse feito, não teria o meu apoio. Sou livre intérprete. Sou evangélico. Sou salvo. Sou cristão. Aleluia!;
Admiro muito sim, a Assembléia de Deus. Esta igreja foi levantada por Deus para destronar Satanás. E está fazendo ótimo trabalho;
Realmente aprecio muito os compêndios teológicos das Assembléias de Deus. Acho-os de ótima qualidade. As obras de eruditos da envergadura  de Antonio Gilberto, Raimundo F. de Oliveira, Abraão de Almeida, Lawrence N. Olson, Eurico Bergsten, e outros baluartes da fé, me têm feito muito bem. Louvo ao Senhor por essas penas santas e eruditas. Bem, você não os considera como tais, pois não guardam o sábado, não observam o cardápio adventista, não dizem que Jesus é Miguel (essa heresia pregada por vocês, está refutada no capítulo IX do meu referido livro), negam que Jesus também tenha sido contaminado com o pecado original (essa é outra heresia defendida por vocês e refutada também no capítulo 9 meu livro), mas só lamento.

       Os que tiverem real interesse na verdade dos fatos não deixarão de considerar os vários tópicos nas seção indicadas e ver como não deixamos só meras opiniões nossas, como documentamos muito bem, tanto bíblicamente, como através de citações de genuínos eruditos e autores de muuuuuuitomaior gabarito do que Joel Santana e JF, as verdades que expomos e que JF, não tendo meios de refutar, parte para essa tentativa de denegrir a imagem da IASD, num espírito de verdadeira vendetta, como se só jogar textos e mais textos para o ar, e declarações de "especialistas" sem fundamento, realmente fosse a melhor metodologia de se estudar as Escrituras.
       Aliás, isso se acentua especialmente diante da pergunta que lhe lançamos e que coloca as coisa na devida perspectiva sobre essa questão de Velho e Novo Testamento, e que ele JAMAIS se propôs a responder. Que tal reproduzi-la aqui?
  
    Onde é dito nas Escrituras que quando Deus escreve a Sua lei nas mentes e corações dos que aceitam os termos do Seu novo concerto (Novo Testamento), transferindo-a das frias tábuas de pedra para os corações aquecidos pela graça divina (ver 2 Cor. 3:2, 3, 6 e 7), Ele

a) deixa de fora o 4o. mandamento (do decálogo bíblico, não o do decálogo falsificado dos catecismos católicos)
Leia o NT e você verá que o 4º mandamento não consta do mesmo;
 

b) inclui o 4o. mandamento, mas transferindo a santidade do sétimo para o primeiro dia da semana?
Fiz constar do meu livro que o cristão não deve guardar o domingo, nem tampouco o sábado. E apoiei este parecer na Bíblia. O corpo humano precisa de descanso semanal, mas qualquer dia serve para isso. Dedicar o domingo a Deus, é apenas uma tradição da igreja, que remonta ao primeiro século da Era Cristã, e não um mandamento do Senhor. Provo isso no segundo capítulo do meu livro, que mal lhe tem causado. Aliás, não só a você e a outros heterodoxos, mas também ao diabo, o pai dos hereges.
OU

c) inclui o 4o. mandamento, mas como um princípio vago, voluntário e variável, que tanto faz ser seguido literalmente como a Bíblia diz, no sétimo dia como Memorial da Criação, ou cada qual podendo escolher o tempo que mais lhe convier (ou a seu empregador) para dedicar a Deus.
Já que o NT não nos manda guardar dia algum, qualquer dia é dia.

TAMBÉM: 

d)
 exclui as regras de restrições alimentares sobre carnes imundas?
O NT faz mais do que excluir uma dieta alimentar, a saber, exclui e não inclui.

Textos básicos: Hebreus 8:6-10; Jeremias 31:31-33; Ezequiel 36:26, 27; Isaías 66:15-18.
   
Leia o meu livro e conheça minhas considerações sobre os textos acima
  Aliás, que tal levantarmos outras perguntas tira-teima dos quais nossos objetores simplesmente se vêem impossibilitados de responder de modo realmente convincente?:
Perguntas sobre a questão das leis alimentares:

1 – Por que Deus criou essas leis de limitações alimentares? Teria Ele simplesmente “cismado” sobre certos tipos de carne, sem qualquer motivo justo, e pronto?
Deus teve um bom motivo, é claro, para proibir os nazireus de tomarem suco de uva, comerem passas, etc. (Nm 6.4). Vamos por isso pregar que um servo de Deus cem por cento consagrado ao Senhor não pode comer uvas? Leia o meu livro (pois você ainda não o leu, visto que se tivesse lido-o, já teria aprendido alguma coisa) e fique sabendo que Deus mandou Noé comer de tudo (Gn 9.6). Será que naquela época Ele ainda não sabia que certas carnes são nocivas? Medite e responda a si próprio.
 2 – Em que aspectos as leis dietéticas teriam sido abolidas na cruz, já que não eram cerimoniais? Em que apontariam ao sacrifício expiatório de Cristo?

Quem disse que não eram cerimoniais. Só você sabe disso. Leia o meu livro em questão e você verá que lá explico esta questão assim: “Os adventistas adoram citar II Co. 6.16-18 objetivando “provar” que as carnes tidas por imundas no Antigo Pacto não podem ser saboreadas pelos cristãos. Mas a verdade solene é que o apóstolo Paulo está tão-somente fazendo uma aplicação do que está exarado em Is. 52.11 e Jr. 31.1,9. O que este apóstolo está dizendo é que assim como na Velha Aliança, os judeus não podiam tocar algo que a Lei tachava de imundo (uma mulher hemorrágica, por exemplo), o cristão não pode transgredir os preceitos da Nova Aliança. Em outras palavras: Assim como os judeus não podiam comer as carnes de animais imundos, não podemos desobedecer aos mandamentos constantes do Novo Testamento”.
Obs.: Houve quem sugerisse que simbolizariam a separação entre judeus e gentios. Mas se assim for, estaria Deus incluindo em Sua lei um aspecto de algo que Ele, que “não faz acepção de pessoas”, condena?

Ainda bem que essa sugestão não é de minha autoria.
 3 – Como o sangue derramado de Cristo teria sido eficaz para purificar a carne de porco, rato, urubu, cobras e lagartos? Teria operado alguma mudança de composição estrutural de modo a torná-las adequadas ao consumo humano?
Antes de Cristo morrer por nós, tais carnes já eram adequadas ao consumo humano. A prova disso é o fato de Deus ter ordenado que Noé as comesse. Mais tarde Ele as proíbe cerimonialmente aos judeus, mas ao inaugurar a Nova Aliança, não inclui estes preceitos, o que implica em excluí-las do NT (Novo Testamento). Até mesmo durante a vigência da Lei, os gentios estavam autorizados por Deus a terem um cardápio diferente do dos judeus (Dt14.21), o que ajuda a reduzir a frangalho a sua cidadela.

Questão da Imortalidade da Alma:

  Eu me proponho a tornar-me o maior advogado da teoria de imortalidade da alma se me superarem os seguinte cinco requisitos:
 
a) Provar que Deus colocou uma alma imortal ao criar o homem (sendo que este nem precisaria disso pois a morte não foi prevista no plano original de Deus, e sim a vida física do homem, eternamente preservada no Paraíso físico).
Leia o capítulo IV do meu livro em lide, e obtenha as provas. Aliás, lá não vou lhe provar nada, pois nem Cristo prova algo a um fariseu cego e obstinado. Se você é um Saulo, ou até mesmo um Tomé, vai se converter um dia; mas se você é um Anás, ou um Caifás, ou um Pilatos, etc., só o fogo do Inferno lhe convencerá. Sim, se você é um Anás ou coisa sememlhnte, quando cair no Abismo, se convencerá de seus enganos.


b)
 Mostrar descrições bíblicas claras (não em textos parabólicos ou simbólicos) de almas conscientes deixando o corpo na morte e partindo para o céu, inferno, purgatório ou qualquer outro "departamento do além" que a teologia popular criou.
Repito: Leia o meu livro.Cito lá Ef 1; 2Co 5; 12; etc.

c) Mostrar descrições bíblicas claras de almas ou espíritos voltando de algum lugar do além para reincorporarem quando da ressurreição final.
Uma vez que já provei no meu livro, que a alma humana sobrevive à morte física, fica provado, por conseguinte, que no Dia da ressurreição as almas dos falecidos sairão de onde estiverem e retomarão seus respectivos corpos.

d) Demonstrar como os corpos dos ímpios que ressuscitam têm capacidade de serem eternamente refratários ao fogo, pois somente os remidos são descritos como tendo corpos incorruptíveis (Filp3:20, 21; 1 Cor. 15:53-55).
Não se preocupe, você vai entender muito bem esse assunto. Você vai ficar de queixo caído, quando Deus lhe provar que seu corpo é à prova de fogo. Calma!


e) Explicar para onde o lago de fogo parte após cumprir sua função de "segunda morte", já que queima SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA (Apoc. 20:9ss) e não é dito em parte alguma que salte de sobre a Terra para prosseguir queimando eternamente noutro recanto do universo, já que o contexto fala que há "novos céus, e uma nova terra .. . . e o mar já não existe [nem o lago de fogo]" (Apoc. 21:1).
Que absurdo! Que interpretação é essa?! Ap 20.9 prevê algo similar ao que sucedeu a Sodoma e Gomorra. Logo, não tem nada a ver com o lago de fogo. Os que morrerão na chuva de fogo mencionada em Ap 20.9, serão mais tarde, ressuscitados, julgados e lançados no lago de fogo, conforme antevisto em Ap 20. 11-15. Vai interpretar mal assim lá no tal site onde você e JF debateram sobre o meu livro!!!

Jesus e o sábado:

Qual o teor dos debates de Cristo com os líderes judaicos sobre o sábado. Era quanto a SE deviam guardar o sábado, QUANDO guardar o sábado, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?
 Ah! Se você tivesse lido o meu livro! Então você já estaria sabendo que o sábado enfermou-se com o Ministério de Jesus, morreu no Gólgota, e foi sepultado no Pentecostes!

Meus pêsames!

Pr. Joel Santana


 P.S.: Após enviar a A. Guimarães o texto acima, recebi do mesmo dois e-mails, que não me dei ao trabalho de apreciar. Então tive a déia de lhe pôr a par disso. E, para tanto, lhe remeti, por e-mail, o texto abaixo:
A. Guimarães, informo-lhe que só li o seu primeiro e-mail, o qual lhe devolvi
recheado de uma breve refutação aos seus "argumentos", como você já sabe. Os
demais que depois me foram remetidos por você, foram deletados antes de serem
apreciados. Ignoro, pois, o conteúdo dos mesmos. E faço assim porque me parece claro que se o meu livro
disponível aos internautas no meu site (www.pastorjoel.com.br), não é capaz
de, sob o poder do Espírito Santo,  demovê-lo de sua teimosia, só me resta
compadecer de você e orar pela sua conversão. E é o que estou fazendo e
continuarei a fazê-lo.
É comum alguém dizer que tem pena de uma determinada pessoa e que está orando
pela mesma só para desdenhá-la e humilhá-la com estes termos. Não é este,
porém, o meu caso. Realmente eu estou compadecido de sua pessoa, e orando ao
Deus vivo, para que este lhe abra os olhos espirituais, e lhe arranque do
labirinto no qual você se encontra.
O fato de eu não estar apreciando os seus e-mails, deve, segundo me parece razoável, levá-lo a não mais emiti-los.

Minhas condolências,

Pr. Joel Santana

Após ter eu enviado o e-mail acima a A. Guimarães, recebi outro e-mail desse falso profeta, mas deletei prontamente, sem me dar ao trabalho (ou melhor, destrabalho) de apreciá-lo.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário